Conduzida pela Assessoria de Planejamento Estratégico e da Gestão do SUS (ASPLAN), aconteceu, nesta quarta-feira (26), no Auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Natal, a Oficina de Planejamento 2025 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal. O evento reuniu diretores de departamentos, chefes de setor e de Distritos Sanitários, visando capacitar e alinhar as diretrizes estratégicas para a gestão da saúde municipal.
A oficina abordou os principais aspectos do planejamento para o ano de 2025, destacando a construção dos instrumentos de gestão, como o Plano Plurianual (PPA) e o Plano Municipal de Saúde (PMS), que nortearão as ações do setor entre os anos de 2026 e 2029. Também foram discutidos os aspectos orçamentários, incluindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), detalhando a execução dos recursos para este ano.
“A saúde é uma prioridade na gestão do Prefeito Paulinho Freire, foi um compromisso do plano de governo dele e assim estamos realizando. Hoje nos encontramos aqui para juntar forças, juntar ideias, para fazer a transformação que a saúde de Natal precisa e que a gente possa, no final dessa gestão, ser uma referência de saúde pública no nordeste e no Brasil”, destacou Geraldo Pinho, secretário de Saúde de Natal, em seu discurso de abertura do evento.
Joanna Guerra, vice-prefeita de Natal, prestigiou o evento e reafirmou o compromisso da gestão: “A nossa gestão não vai medir esforços para que a Secretaria de Saúde e o secretário, tenham todo o apoio necessário para executar boas políticas públicas na área e oferecer o melhor acolhimento à população.” A vice-prefeita também destacou a importância de investimentos contínuos na saúde, garantindo que os serviços cheguem com eficiência e qualidade a quem mais precisa.
“A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em garantir um planejamento eficaz e uma assistência de qualidade à população de Natal, fortalecendo as políticas públicas de saúde e a otimização dos recursos disponíveis”, reforçou Elidiane Araujo, chefe da ASPLAN.
Também foram apresentadas as atividades orçamentárias e os orçamentos previstos, focando nos fatores que serão desenvolvidos no decorrer no ano, como o fortalecimento, modernização e manutenção dos serviços da rede da atenção primária e especializada; a implantação do Hospital Municipal de Natal; o fortalecimento da rede de saúde mental e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além do fortalecimento das ações de vigilância sanitária, entre outros.