Na sessão desta quarta-feira (5) da Assembleia Legislativa, a deputada Cristiane Dantas (SDD) abordou a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, iniciativa que visa disseminar informações e promover ações preventivas e educativas para reduzir os índices de gravidez precoce.
A deputada ressaltou que a legislação estadual que institui a campanha é de sua autoria e tem como objetivo reforçar o debate por meio de palestras e ações voltadas para adolescentes. Segundo Cristiane Dantas, a gravidez entre meninas de 10 a 14 anos é um problema de saúde pública que traz consequências severas, como prematuridade, risco de aborto espontâneo, evasão escolar e dificuldades de inserção no mercado de trabalho.
“Seis em cada dez adolescentes grávidas ou que já têm filhos não estão estudando. Esse é um problema que precisa de atenção. Precisamos adotar políticas públicas que coíbam essa situação e, por meio da informação e da conscientização, poderemos mudar essa realidade”, destacou.
A parlamentar enfatizou ainda que seu mandato tem trabalhado para ampliar a conscientização sobre o tema em escolas, igrejas e outros espaços comunitários, reforçando a necessidade de ações preventivas e educativas para evitar a gravidez precoce e garantir melhores oportunidades para as jovens.