Nessa quarta-feira (08), em sessão solene no plenário Érico Hackradt, a Câmara Municipal de Natal realizou a entrega da Comenda Dorian Gray a 15 homenageados e homenageadas de 2024 e entregou de Título de Cidadã Natalense à ilustradora e quadrinista Ana Luiza de Souza Freitas, por proposição da vereadora Brisa Bracchi.
A comenda Dorian Gray é uma honraria destinada no âmbito do Legislativo Municipal para homenagear artistas plásticos, poetas, escultores e demais profissionais em atuação na área da cultura municipal, especialmente ligados às artes visuais. “Desde o primeiro ano do nosso mandato, criamos essa comenda para dar visibilidade aos artistas visuais de nossa cidade”, explicou a vereadora, ressaltando que esse ano lançou foco sobre as artes urbanas na seleção dos homenageados.
Para o artista plástico e pesquisador acadêmico do semiárido nordestino, Aldenor Prateiro, receber a Comenda Dorian Gray é um reconhecimento que traz visibilidade e orgulho, pelo nome que a honraria carrega. Dorian Gray foi um desenhista, escultor, ceramista, tapeceiro, poeta e ensaista potiguar e natalense. Ele também foi assessor da secretaria estadual da cultura do Rio Grande do Norte, da Fundação José Augusto e foi diretor do Teatro Alberto Maranhão. Foi um dos artistas que contribuiu para a modernização das artes plásticas no RN, autor dos livros “Feiras e Feirantes” e “Artes Plásticas do Rio Grande do Norte”.