Assembleia avalia positivamente 2ª edição do RN Cidades e foca em parcerias

A participação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na segunda edição do RN Cidades – a Feira dos Municípios Potiguares, foi marcada por um engajamento significativo na promoção do desenvolvimento sustentável e na integração entre o Legislativo e os municípios do estado. O evento, realizado de quarta-feira (8) a sexta-feira (10) no Centro de Convenções de Natal, foi uma oportunidade ímpar para destacar a importância da parceria entre os poderes legislativo e municipalista para o avanço coletivo.

A Feira dos Municípios Potiguares, organizada pela Federação dos Municípios do RN (Femurn), é reconhecida como um dos principais encontros municipalistas do estado, proporcionando um ambiente propício para o diálogo e o fortalecimento das relações entre os municípios. Neste contexto, a presença ativa da Assembleia Legislativa foi crucial para promover o debate de temas cruciais para o desenvolvimento local.

Na noite desta sexta-feira, o diretor da Escola da Assembleia, José Bezerra Marinho, ministrou uma palestra que tratou sobre a importância do Legislativo no desenvolvimento sustentável dos municípios potiguares, focando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que constituem uma agenda global delineada pelas Nações Unidas, composta por 17 metas destinadas a serem alcançadas até 2030. Essas metas são direcionadas a uma ampla gama de áreas, abrangendo desde a erradicação da pobreza até a promoção da igualdade de gênero. O objetivo dos ODS é não apenas fomentar o crescimento econômico, mas também garantir que esse crescimento seja inclusivo, equitativo e ecologicamente consciente, buscando uma transformação positiva que beneficie tanto as presentes quanto as futuras gerações.

Abordando a ALRN como centro da discussão de políticas públicas que atendam aos ODS, o diretor José Bezerra Marinho falou sobre três objetivos da Escola da Assembleia no Legislativo, que são contribuir com a formação de deputados e corpo técnico; direcionar ações que promovam os ODS no Legislativo; e desenvolver uma ferramenta para captura, análise e processamento de dados sobre os ODS no RN.