A fiscalização ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) esteve mais uma vez no bairro do Pajuçara, na zona norte, em ação contra o despejo de águas servidas em via pública. Desta vez, os efluentes lançados irregularmente pela comunidade estavam formando um grande ponto de acúmulo na Rua Tenente de Souza, e ocasionando danos à cobertura asfáltica da Av. Moema Tinoco. Ao todo foram nove tamponamentos, na tarde dessa terça-feira (22).
Essa não é a primeira ação realizada na Rua Tenente de Souza e também na Moema Tinoco, mas infelizmente, a comunidade é a principal responsável pela manutenção dos quadros de poluição no bairro. O supervisor de fiscalização de Água e Solo da Semurb (Spaso), Gustavo Szilagyi, relata que os imóveis foram anteriormente notificados pela irregularidade, e que esta é a segunda vez que a fiscalização promove a ação de tamponamento somente na Rua Tenente de Souza.
“Esse ponto recebe contribuições das águas servidas lançadas por moradores das ruas Tenente de Souza e Dezessete de Março. E formam uma lagoa no centro da primeira rua. Esse já é o segundo tamponamento feito no local, dessa vez foram oito imóveis tamponados só Rua Tenente de Souza”, comentou.
O trabalho de tamponamento consiste na vedação do cano que lança o efluente para via pública, após a notificação do responsável para cessar o problema de maneira voluntária. E só acontece em casos de descumprimento da notificação.
No trabalho, a fiscalização atendeu denúncias da 45ª Promotoria de Justiça e também do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), uma vez que no bairro existem constantes problemas de água servida e desgastes acentuados da estrutura do asfalto.