Desafios da Superdotação na Educação é tema de encontro nesta sexta-feira (25)

Com o tema “Superdotação: um desafio para a Educação” será realizado, na próxima sexta-feira (25), o Encontro de Famílias, Educadores e Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação do Rio Grande do Norte. O evento será promovido pela Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a Associação Norte-rio-grandense de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação e realizado durante todo o dia no auditório do Bloco de Aulas do Centro de Educação/UFRN.

O encontro busca fomentar uma discussão abrangente e aprofundada sobre as questões relacionadas à superdotação no contexto educacional. O evento é uma iniciativa que visa proporcionar um espaço de diálogo e aprendizado mútuo entre famílias, educadores e estudantes, com o objetivo de promover a compreensão das necessidades específicas das pessoas com altas habilidades e superdotação.

A programação do encontro foi elaborada para abordar diferentes aspectos da superdotação na educação. Pela manhã, das 8h às 12h, uma Mesa Redonda reunirá especialistas na área para discutir o tema “Altas Habilidades/Superdotação: inclusão e acessibilidade nos espaços de aprendizagem”. A troca de ideias entre os palestrantes e os participantes promete fornecer informações sobre como criar ambientes educacionais mais inclusivos e acolhedores.

À tarde, das 13h30 às 16h30, uma Roda de Conversa proporcionará um espaço mais informal para explorar os desafios enfrentados tanto no atendimento quanto na vivência escolar de indivíduos com altas habilidades e superdotação. A interação entre famílias, educadores e estudantes permitirá compartilhar experiências, estratégias e melhores práticas para apoiar o desenvolvimento pleno e bem-sucedido desses alunos excepcionais.

“A superdotação é um desafio complexo que requer uma abordagem colaborativa e multifacetada. Esperamos que este evento contribua para o fortalecimento da rede de apoio e para o aprimoramento da educação inclusiva em nosso estado”, afirma Ivana Lucena, presidente da ANAAHSD.

A participação é aberta a todos os interessados, incluindo pais, educadores, profissionais da área educacional e estudantes, mas as inscrições são limitadas e podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/3KQSXHo
Mais informações por meio do @associacao.ahsd.rn