A Assembleia Legislativa do RN promoveu Sessão Solene, na tarde desta terça-feira (8), para celebrar os 32 anos da Guarda Municipal de Natal. Proposta pelo deputado Adjuto Dias (MDB), a solenidade contou com a presença do comandante da Guarda Municipal de Natal, Rozivam Valle da Costa; do comandante da Polícia Militar do RN, Coronel Alarico José Pessoa Azevedo Júnior; do prefeito de Natal, Álvaro Costa Dias; bem como de representantes da Câmara Municipal, Marinha, Exército e da Federação Nacional dos Guardas Municipais.
Adjuto Dias iniciou suas palavras afirmando que a Assembleia Legislativa do RN cumpre hoje o dever de enaltecer o trabalho de homens e mulheres que, em silêncio e longe dos holofotes, protagonizam feitos heroicos diários, em nome da defesa da cidade e da população.
“Homens e mulheres que vão muito além das suas obrigações e do que está previsto em teoria como sua função, movidos pelo simples propósito de promover a paz na cidade onde moram e contribuir para a integridade dos bens públicos e das pessoas”, destacou.
De acordo com o deputado, a Guarda Municipal de Natal foi criada em 1991 e integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública.
“É uma instituição de caráter civil, composta por servidores aprovados em concurso público, com a finalidade de realizar a proteção dos bens, serviços e instalações do município. Porém, com o avanço dos índices de violência, os guardas municipais decidiram não desviar o olhar ou cruzar os braços. Desde então, eles vão além das suas atribuições e passaram a proteger os seus conterrâneos. Dois exemplos recentes são o trabalho realizado por eles durante a pandemia da Covid-19 e a atuação da categoria quando dos ataques a prédios públicos e privados registrados em todo o RN, em março deste ano. Além disso, não poderia deixar de registrar o belíssimo trabalho da Patrulha Maria da Penha aqui na cidade”, frisou o parlamentar.