A atuação em defesa do desenvolvimento industrial do Rio Grande do Norte é uma missão para a qual a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) se dedica com empenho, mostrando caminhos para o crescimento da indústria e apresentando estudos que apontam medidas que podem melhorar o ambiente de negócios.
Além de manter diversos serviços e programas, o Sistema Indústria no Rio Grande do Norte completou 70 anos de fundação propiciando as melhores condições ao desenvolvimento das empresas industriais, por meio de suas quatro casas: Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Serviço Social da Indústria (SESI – RN), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI – RN) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL – RN).
Amaro Sales de Araújo, presidente do Sistema FIERN, destaca as entregas desenvolvidas pela Federação: “em 2021, entregamos ao Governo do Estado a primeira edição da Agenda Propositiva com os projetos que a FIERN considera essenciais para garantir o ambiente propício ao desenvolvimento da Indústria Potiguar. E, agora em maio, entregamos a versão atualizada deste documento, a Agenda Propositiva 2023”.
Essa Agenda defende propostas objetivas para Educação Pública, Lei de Concessões, Política de Turismo, Gestão de Ativos, Licenciamento Ambiental, Porto de Natal e Energias. São sete áreas nas quais o documento, elaborado pelo MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação, destaca propostas essenciais que, em conjunto, têm a perspectiva de assegurar ao Rio Grande do Norte o crescimento sustentável.