A Câmara Municipal de Natal debateu nesta quinta-feira (1) a importância de garantir a saúde do trabalhador, executada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho.
O assunto foi tema de audiência pública proposta pela vereadora Júlia Arruda (PCdoB) e realizada na Comissão dos Direitos Humanos da Casa. “Uma oportunidade de conhecer melhor, fazer uma prestação de contas do trabalho desenvolvido pelo Centro e debater um assunto tão necessário que é a saúde do trabalhador para que possamos avançar nessa temática, com emendas no orçamentárias e visitar in loco e chamar a atenção para fortalecer a rede”, declarou a vereadora.
Classificado modelo no Nordeste, o Cerest Regional Natal, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, é o único que faz e segue o que preconiza a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Em 2022 a unidade registrou 2.127 trabalhadores atendidos.
Andréa Brito, diretora da unidade, destacou que a população precisa estar informada sobre o direito de trabalhar em um ambiente adequado. “O foco matricial do Cerest é promover saúde e evitar riscos, diminuindo o adoecimento dos trabalhadores. Saúde do trabalhador envolve mínimas questões que, se não atendidas provocam danos. É mais vantajoso trabalhar a prevenção do que o adoecimento e esse tema não pode aparecer somente quando acontecer tragédias”, disse ela.