Com o intuito de discutir ações para mitigar o impacto negativo no turismo decorrentes dos atos criminosos que ocorreram no Estado, a Secretaria de Turismo (SETUR/RN) e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR) convidaram entidades e associações do trade turístico para reunião na tarde desta terça-feira (28).
Na ocasião, que contou com a participação de representantes das forças de segurança, a secretária de Turismo do Estado, Aninha Costa, apresentou propostas para serem debatidas entre os presentes, dentre elas a criação de uma campanha publicitária pelo Governo do Estado que entrará no ar no próximo dia 2 de abril e uma ação conjunta nas redes sociais com artistas e influenciadores parceiros.
Durante o encontro também foi apresentado o levantamento feito pela equipe da Setur/Emprotur com as principais operadoras, demonstrando que ocorreu uma diminuição no número de vendas e não o cancelamento de 50% das viagens já programadas, como foi divulgado. “Aconteceram alguns pedidos de cancelamentos, que segundo as operadoras, foram revertidos, não refletindo assim o percentual divulgado”, explicou a secretária de Turismo, Aninha Costa.
Propostas foram apresentadas por parte do trade turístico, como a solicitação de reforço das forças policiais no cinturão turístico da capital, criação de uma comissão com as entidades para gestão de crise e a integração cada vez maior do trade ao CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).
Para a secretária de Turismo o momento pede união. “Decidimos reunir todos os envolvidos diretamente com o setor e as forças de segurança para que as demandas sejam ouvidas, direcionadas e pensadas estrategicamente em conjunto, acreditamos que dessa forma o setor turístico do Estado só tem a ganhar”, enfatizou Aninha Costa.