O Governo do RN discutiu com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), nesta quinta-feira (09), a expansão do “Programa Educacional Caminhos de Aprendizagem: Avexadas para Aprender” que adota novas políticas educacionais no enfrentamento à cultura do fracasso escolar.
O programa envolve a escuta de adolescentes, a formação de professores e gestores, e a elaboração de um currículo diferenciado com o objetivo de facilitar o diagnóstico amplo sobre a distorção idade-série oferecendo um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais.
O programa “Avexadas para Aprender” foi desenvolvido em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN), com apoio estratégico do UNICEF e do Itaú Social.
Nesta parceria, o Unicef, a SEEC/RN e a Undime desenvolveram uma proposta curricular diferenciada para as escolas integrantes do projeto, buscando apoiar a aprendizagem de estudantes em distorção idade-série e a redução das desigualdades.