Um empreendimento comercial em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, foi flagrado por equipes da Neoenergia Cosern, com apoio da Polícia Militar, furtando energia elétrica. Em mais uma ação da “Operação Varredura”, os técnicos da distribuidora constataram que dos quatro medidores instalados no local, três fraudavam a medição mensal do consumo de energia elétrica através do popular “gato”. No local, funcionam uma padaria, uma loja de conveniência, uma pizzaria e uma pastelaria.
O gerente comercial do estabelecimento foi conduzido pelos militares à 1ª Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim para prestar esclarecimentos sobre a fraude. O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.
As ações de combate a “gatos” da Neoenergia Cosern cresceram 7,7% este ano em relação a 2021. Ao todo, já foram realizadas 46.043 inspeções e identificadas 4.247 irregularidades nos nove primeiros meses deste ano.