O vice-presidente do Sistema Fecomércio RN, Luiz Lacerda e o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior , assinaram, na manhã de hoje (12), o convênio para implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local no município. O lançamento foi realizado no Instituto Santos Dumont, durante o I Encontro do Ecossistema Tríplice Hélice de Macaíba, iniciativa que visa mobilizar instituições e atores locais para desenvolvimento de ações e investimentos na gestão municipal.
Inspirado na metodologia alemã para gestão do desenvolvimento econômico, com foco no fortalecimento de municípios de pequeno e médio portes, o DEL tem o objetivo de aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos locais onde é implantado. É formado por Conselho e Câmaras Técnicas e une os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada e técnicos, para trabalharem de forma conjunta.
“Macaíba se torna hoje o décimo município potiguar a aderir ao Programa DEL, um projeto executado por meio da consultoria do Senac e que tem impactado positivamente nosso estado, elevando a competitividade dos municípios onde foi implantando. O município conta, a partir de agora, com um programa que trará toda expertise técnica do Senac implementando uma metodologia de referência internacional”, disse o vice-presidente Luiz Lacerda.
O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, aderiu ao Programa DEL em 2017 e adaptou a metodologia às necessidades de municípios potiguares. O gestor de desenvolvimento regional do Senac, Marcelo Milito, fez uma apresentação detalhada sobre o programa, que já foi implementado nos municípios de Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso, Parnamirim, Tibau, Galinhos, Assú, São José de Mipibu, Porto do Mangue e Apodi.