Pensando em formas de oferecer melhores condições de trabalho para os servidores da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa/RN), a direção do órgão promoveu evento de lançamento do Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho. Com a presença de representantes do Governo do RN, a atividade aconteceu na manhã da última quinta-feira (11) e é um marco da atual gestão da estatal.
Parte das ações do Governo há mais de 15 anos, o programa volta a fazer parte da Ceasa como uma estratégia de continuar oferecendo benefícios de saúde física e mental para a equipe. “Este momento é de grande importância, uma vez que permite pensar de forma institucionalizada ações que vão impactar positivamente nossa rotina”, detalhou o diretor financeiro da Ceasa/RN, Aqueus Macedo. “Melhorando nossa qualidade de vida, enquanto agentes públicos, naturalmente a população receberá um serviço com mais qualidade”, continuou.
Encabeçando a equipe estadual do programa que participou do evento na Ceasa/RN, o coordenador Ricardo Carneiro acredita que a iniciativa leva os servidores e colaboradores a adotarem hábitos de vida mais saudáveis. “É notório que, quando o servidor percebe e reconhece que a gestão se preocupa com o seu bem-estar, ele se sente satisfeito, mais motivado e, com isso, se compromete mais com os objetivos propostos do seu trabalho. Afinal, as pessoas quando se sentem valorizadas tornam-se mais produtivas”, explicou Carneiro.
Atualmente, o programa está presente, com comissões locais, em mais de 25 órgãos estaduais. Na Ceasa/RN, seis servidores compõem a comissão. Uma das representantes do grupo na estatal, a coordenadora do setor de Recursos Humanos, Jaldeisa Gominho, vivenciou a experiência do programa anteriormente e está animada com a retomada das ações. “A Ceasa tem muito a ganhar com um programa de qualidade de vida no trabalho. A previsão é que a gente promova, ainda em 2022, ações de saúde, vacinação e cursos de formação para a equipe”, antecipou.
Além das ações apresentadas, a comissão da Ceasa pretende realizar campanhas específicas para os próximos meses, como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Antes disso, o grupo já elaborou uma pesquisa interna no órgão e está fazendo um levantamento das necessidades dos servidores.