A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte discutiu, na tarde desta terça-feira (14), a importância e as condições das guardas municipais em funcionamento no estado. Por iniciativa do deputado Subtenente Eliabe (Solidariedade), uma audiência pública tratou sobre o tema e teve como principal foco evidenciar a importância das guardas enquanto forças de segurança pública nas cidades potiguares.
Segundo o deputado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que há guardas municipais em 1.188 municípios brasileiros. No Rio Grande do Norte, das 167 cidades, 32 já têm guardas municipais implantadas ou em implantação. O crescimento das forças de segurança têm contribuído de maneira significativa nos municípios, principalmente nos que estão mais distantes dos grandes centros urbanos.
“As guardas já se tornaram realidade na segurança do país e do Rio Grande do Norte, como uma alternativa eficaz e humanizada. As guardas representam um fortalecimento na segurança da nossa população, de força e auxílio às demais forças de segurança. Graças a Deus, a concorrência que antes existia entre as forças de segurança agora está no passado, já está superada, e a atuação ocorre em conjunto”, avaliou o deputado Subtenente Eliabe.