Os condomínios residenciais estão se transformando em verdadeiros hubs de negócios. É que com as regras de distanciamento e a restrição de circulação, impostas pela pandemia do novo coronavírus, o número de pessoas que passaram a ficar mais tempo dentro do próprio lar aumentou e a conveniência e a agilidade tornaram-se uma estratégia para estimular a relação de consumo dos condôminos. Uma dessas empresas que enxergaram nestes locais um campo fértil para unir tecnologia de ponta e mostrar que se o consumidor não pode ir ao varejo, o varejo pode ir até ele, é a Take and Go, uma startup que, com o uso de Inteligência artificial e uma parceria exclusiva com a Ambev, criou uma vending machine, chamada de ‘vending coolers’, que disponibiliza diversos rótulos de cervejas geladas nas áreas comuns dos condomínios, durante 24 horas por dia.
A plataforma é inovadora e se multiplica rapidamente pelos condomínios, que não tem custo nenhum. Através de poucos cliques pela tela do smartphone, sem necessidade de tocar em maquininhas de cartão de crédito ou ter dinheiro e moedas à mão, a cervejeira é destravada por meio de escaner de um QR Code afixado na porta da geladeira e, com uma tecnologia própria capaz de identificar qual item foi retirado, faz a cobrança de maneira automática no cartão de crédito cadastrado. A Take and Go garante ainda mais segurança e impede que a geladeira seja acionada por menores de 18 anos. A empresa tem como perspectiva investir R$ 40 milhões em 2021 com quatro mil máquinas instaladas. De olho no futuro, o objetivo é chegar a 2022 com um faturamento de R$ 200 milhões e 20 mil coolers e utilizar a tecnologia para a venda de outros produtos, como refrigerante, carnes e sorvetes.