A partir desta semana, todos os colaboradores das áreas corporativas do Grupo HEINEKEN no Brasil passam a trabalhar na modalidade de teletrabalho. A decisão, que está alinhada à estratégia de Digital & Tecnologia da empresa, foi tomada após pesquisas terem confirmado a boa aceitação do home office pelos times, que estão em trabalho remoto desde março de 2020, quando a pandemia foi decretada.
Cerca de 1.300 pessoas que atuam nas áreas corporativas dos escritórios HEINEKEN localizados nas cidades de São Paulo e Itu, no interior do estado, já estão em teletrabalho. Para se ajustar à nova modalidade, a empresa adequou sua política de benefícios e o contrato de trabalho de acordo com a regulamentação vigente para o teletrabalho, que prevê a realização do expediente fora das dependências da empresa por, no mínimo, 3 vezes por semana.
Apesar da nova modalidade não permitir a mesma convivência com os colegas de trabalho, a empresa garante que a sua essência de gerar conexões entre as pessoas será mantida. A Companhia está transformando a estrutura dos escritórios da capital e de Itu em hubs de acomodação, encontros e conexão, que poderão ser utilizados quando for mais seguro para todos. O mesmo conceito está sendo adotado nos Centros de Distribuição localizados no bairro do Sacomã e na cidade de Sumaré (SP), unidades estrategicamente instaladas para facilitar o acesso dos colaboradores corporativos.
“Depois de nove meses trabalhando de forma remota, entendemos que este modelo oferece aos nossos colaboradores uma série de benefícios, como a autonomia e flexibilidade para serem protagonistas de suas carreiras, qualidade de vida, bem-estar e proximidade com a família. Para a empresa, a mudança acelera a transformação de nossa cultura rumo a um mindset cada vez mais digital – em linha com nossa ambição de ser a cervejaria mais conectada do mundo – reduz custos e ainda contribui para mais inclusão e diversidade”, comenta Raquel Zagui, Vice-Presidente de Recursos Humanos do Grupo HEINEKEN.
O Grupo HEINEKEN ainda inaugurou este ano a plataforma HEINEKEN Cuida, que olha para a saúde integral de cada membro do time, oferecendo suporte mental, emocional e físico 24h por dia 7 dias por semana, conteúdos e informações, além de treinar a liderança para identificar e direcionar o colaborador que precisa de auxílio, e promover ajustes estruturais sempre que necessário.