Por William Medeiros.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) representam parte importante do atendimento básico no Sistema Único de Saúde (SUS) na rede municipal. Nelas, é possível realizar o atendimento de até 80 % dos agravos de saúde da comunidade que não necessitam de encaminhamento médico especializado ou serviços de emergência.
As UBS’s tem seu corpo de servidores composto por profissionais médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, além de pessoal de apoio técnico-administrativo.
Serviços oferecidos na UBS:
- Acolhimento
- Consultas médicas
- Consulta / Tratamento odontológico
- Enfermagem
- Planejamento familiar
- Dispensação de medicamentos básicos
- Exame preventivo (câncer de colo de útero)
- Acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura)
- Imunização (vacinas)
- Curativos
- Nebulização
- Coletas de exames laboratoriais
- Grupos de educação em saúde
- Visitas domiciliares (equipe multiprofissional)
Todos esses benefícios tiveram sua disponibilidade aumentada durante a atual gestão através da construção duas novas UBSs; localizadas em Padre João Maria e Uruaçu, duas unidades foram reformadas em Bela Vista e Jardim Petrópolis e três unidades foram ampliadas, essas situadas em Maçaranduba, Amarante e Santo Antônio. Ao todo, o município de São Gonçalo já conta com 29 instalações físicas das Unidades Básicas de Saúde com atendimento de qualidade aos cidadãos são-gonçalenses.