Por William Medeiros.
O município de Guamaré, localizado no Rio Grande do Norte, foi o que mais investiu em Saúde no Estado, de acordo com a classificação no Ranking dos Municípios do Brasil, divulgado pela Fiocruz Pernambuco. Guamaré é reconhecida nacionalmente com o 4° lugar, considerando o valor investido em saúde pública por pessoa. A avaliação mostra que a prefeitura investe R$3.107,34 por habitante quando a média nacional do valor é de R$743,85.
‘‘A prefeitura está sempre trabalhando para oferecer os serviços básicos de saúde a população que reside no municípios e nas comunidades rurais, otimizando custos, mas com a garantia de excelência na prestação de serviços’’ destaca o prefeito Hélio Willamy (MDB).
O destaque de Guamaré se volta para a cobertura de 100% da população pela Estratégia Saúde da Família e Programa Saúde Bucal. A atenção básica atende a população em 14 Unidades Básicas de Saúde distribuídas por todo o território, todas com prontuário eletrônico em funcionamento.
Na média complexidade ambulatorial, o município disponibiliza dois Ambulatórios Médicos Especializados. Os serviços ofertam atendimento em várias especialidades médicas, como também exames complementares, tais como: raio-X, ultrassonografia, eletrocardiograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, laringoscopia, retossigmoidoscopia, entre muitos outros.
Além disso, a prefeitura de Guamaré disponibiliza a população um Centro Especializado em Reabilitação, garantindo atendimento em reabilitação nas áreas auditiva, física e intelectual a 26 municípios. Já na média complexidade hospitalar, o município, através da Secretaria de Saúde, atende a toda população de Guamaré e Região, o maior polo de cirurgias eletivas do Rio Grande do Norte.
São mais de 50 tipos de procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital Manoel Lucas de Miranda, em várias áreas, que vão desde a ginecológica e obstétrica até a realização de procedimentos orpédicos de média complexidade por vídeo-artrodcopia. ‘‘ O objetivo é melhorar e ampliar ainda mais a assistência ao cidadão na saúde pública’’, garante o prefeito.
O gestor revela ainda, com a divulgação dos dados, que pela legislação, o município tem que investir, no mínimo, 15% dos seus recursos em saúde, a prefeitura de Guamaré já investe mais de 18%.‘‘ Estamos muito satisfeitos em entregar a nossa população a cada dia da nossa gestão serviços de qualidade como este que garante uma melhor qualidade de vida e atendimento na saúde dos cidadãos e, principalmente, das nossas crianças”, explica o prefeito Hélio Willamy.
Os dados foram divulgados pela Fiocruz Pernambuco, através de informações contidas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS).
Foto: Reprodução/Guamaré News.